domingo, 17 de janeiro de 2010

Epifania do Senhor - ANO C – Mt 2,1-122O

Natal é a manifestação do amor de Deus para conosco. A Epifania é a manifestação de sua glória ao mundo. Na visita dos magos pagãos, contemplamos a revelação de Jesus, o Filho de Deus, como o Salvador, não apenas de Israel, mas de todos os povos.Deus recorre a todos os meios para tornar pública a presença de Deus no mundo: os anjos, os pastores, os magos.

Os anjos, que anunciam aos pastores a grande alegria do nascimento do Salvador (Lc 2,11). Os pastores, que vão até Belém ao encontro do Menino Deus, contando o que lhes fora dito a respeito do Menino, deixando a todos maravilhados com suas palavras (Lc 2,10s). Os magos, que levam a notícia a Herodes e à cidade inteira de Jerusalém (v. 2-3). Geográfica e socialmente tem início a expansão do reino de Deus.“Viram um sinal no céu.” Os magos viram a estrela e procuraram o significado do “sinal”. Deus chama e envia. Chamados, acreditaram no sinal e puseram-se a caminho, indo até Jerusalém.
O sinal, a estrela, à luz da fé, simboliza a linguagem de Deus. Ela guia os magos por todo o caminho, levando-os até Herodes e daí até Belém.Todos os sinais, bons ou maus, que acontecem em nossa vida, podem levar-nos a Deus. Os magos, de coração aberto, corresponderam ao chamado de Deus. Herodes, porém, empedernido, na sua ânsia de grandeza e poder, fechou-se para Deus.Todo homem consciente ou inconscientemente procura aquela felicidade que só Deus pode dar.

Os magos simbolizam essa busca do homem e o compromisso assumido no encontro com Deus.“Os magos viram o Menino com Maria, sua Mãe, e, prostrando-se, o adoraram e ofereceram-lhe presentes: ouro, incenso e mirra”, presentes que competiam unicamente aos reis (v. 11): o ouro, simboliza a realeza - ele é rei; o incenso puro, a divindade - ele é Deus; a mirra, a humanidade - ele é Homem.

O gesto dos magos simboliza o início da submissão de todos os povos a Deus, ao Senhor Único e Verdadeiro. A salvação em Cristo veio para todo o mundo.“Os magos, avisados em sonho que não voltassem a Herodes, regressaram à sua terra por outro caminho” (v. 12).* Quantas vezes em nossa vida brilha uma estrela, indicando o caminho que devemos seguir! A “estrela” são os sinais enviados por Deus, seja um acontecimento bom ou desagradável, uma boa palavra, uma boa leitura, a Bíblia, os sacramentos: uma boa Confissão, a Eucaristia. O importante é deixar-se conduzir pela “estrela” que pousa lá onde está o Salvador: Cristo Jesus.

Vamos refletir:

- Procuro conhecer qual a vontade de Deus a meu respeito? - Acolho a Palavra de Deus como uma manifestação - epifania - do Senhor? - Meu coração está aberto a todas as raças e nações sem acepção de pessoas? - Sei reconhecer os sinais de Deus em minha vida? - Procuro ser uma “estrela” a iluminar o caminho de meus irmãos? - Vejo na epifania a expansão missionária da Igreja?

Frei Floriano Surian, ofm




Nenhum comentário:

Postar um comentário